• Atendimento: Segunda à Sexta das 08h às 18h
  • Av. Casa Verde, 3434 - CEP: 02520-300, São Paulo/SP
  • Central de Atendimento

    (11) 2111-7700 / (11) 98857-2496

  • E-mail de Contato

    contato@kts.com.br

12/02/2016

Indústria de rolamentos NSK faz 100 anos


A fabricante de rolamentos NSK comemora 100 anos na terça-feira, 8 de novembro. A companhia japonesa está presente nos cinco continentes com 64 fábricas, emprega 32 mil colaboradores e tem faturamento anual de US$ 9 bilhões. A planta brasileira, inaugurada em 1970 em Suzano (SP), foi a primeira erguida pela companhia fora do Japão. 

A unidade produz 4 milhões de rolamentos por mês na soma de componentes industriais (para motores elétricos, por exemplo) e automotivos (para linha leve, pesada e para motocicletas). “Exportamos para todo o Cone Sul e também para os Estados Unidos”, afirma o presidente da NSK Brasil e Argentina, Carlos Storniolo. 

Sem divulgar números, o executivo afirma que no acumulado até setembro a filial brasileira superou o mesmo período do ano passado por causa do mercado de reposição e também porque algumas das montadoras para as quais fornece, como Honda e Yamaha, tiveram desempenho melhor que a média do mercado. 

Outros de seus clientes instalados no Brasil são MAN Latin America e Volkswagen. No segmento de duas rodas, além de Honda há BMW, Dafra, Suzuki e Yamaha. E os rolamentos que já fornecia como itens originais para as motos fabricadas em Manaus começam a chegar ao mercado de reposição.

No Brasil, a empresa também fornece direção com assistência elétrica para automóveis nacionais, mas os componentes ainda são importados: “Já avaliamos a possibilidade de produção local, mas ainda não há uma definição”, diz Storniolo. 

A fábrica no Brasil tem 180 mil metros quadrados, emprega 398 colaboradores e abriga desde 2008 um dos 14 centros de pesquisa e desenvolvimento da empresa em todo o mundo.